CURSO DE VOIP E TELEFONIA IP

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Telefonia IP

A telefonia IP é uma modalidade de VoIP, onde o serviço fornecido apresenta qualidade e funcionalidades no mínimo equivalentes aos serviços telefônicos convencionais. O usuário utiliza um telefone IP ou um adaptador IP para um telefone convencional e uma conexão IP de banda larga para se conectar a rede de telefonia IP. Adicionalmente pode acessar o serviço utilizando um computador com um programa especial para esse fim.

No sistema de telefonia IP, os terminais são inteligentes, seu endereçamento independe de sua localização geográfica e o processamento e a realização das chamadas ocorrem em vários equipamentos que podem estar localizados em qualquer parte da rede.

Historicamente a telefonia IP surgiu como uma solução para que as redes de dados existentes pudessem ser empregadas para o tráfego de voz em tempo real. O termo "telefonia IP" representa, justamente, a transmissão de áudio em tempo real nas redes de comunicação de dados. Com essa técnica, o custo de uma ligação telefônica poderia ser diminuído e, além disso, outras funcionalidades poderiam ser agregadas, uma vez que se trabalharia em uma rede amplamente distribuída e com uma tecnologia já bastante conhecida.

O princípio da comunicação da tecnologia IP é basicamente o mesmo da telefonia pública convencional, com algumas diferenças importantes. Por exemplo, na telefonia convencional as centrais telefônicas são hierárquicas e inteligentes. Já na telefonia IP, não há centrais, portanto não há hierarquia e os roteamentos são especializados. Neste caso, para realizar uma chamada, são necessários protocolos de controle e sinalização para executar algumas tarefas como localização do usuário, notificação de chamada, início de transmissão de voz, finalização de transmissão de voz e desconexão.

Um outro detalhe importante é que na telefonia IP a voz é digitalizada e transmitida por pacotes de dados usando o protocolo IP dentro de uma rede que em geral é uma rede privativa ou uma rede onde há garantia do serviço oferecido, isto é, não existem atrasos que comprometam a qualidade da voz transmitida.